Expo Milão 2015

01/11/2023, Por

As Exposições Universais têm história. A primeira edição foi realizada no Palácio de Cristal, em Londres, no século 19. De lá para cá elas ganharam importância e atualmente são consideradas catalisadoras da criatividade e da inovação humana.

 

Realizadas a cada cinco anos, sempre em locais diferentes, elas promovem a troca de conhecimento entre povos com valores e estilos de vida diversos, sendo um ótimo espaço para compartilhar tecnologias, inovações e descobertas, com cada nação oferecendo ao mundo conhecimentos e soluções criativas para o seu tempo.

 

A arquitetura e a cultura do país escolhido para sediar cada grande exposição também ganham destaque, deixando heranças como a Torre Eiffel, que foi construída em Paris para abrigar a Exposição Universal de 1889.

 

Expo Milão 2015

 

Este ano a Exposição Universal está sendo realizada em Milão, na Itália, e fica aberta ao público até 31 de outubro. Com o tema Alimentando o Planeta, Energia para a Vida (Feeding the Planet, Energy for Life), a Expo desse ano pretende gerar um debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável.

 

O Brasil também participa da Expo Milão com um pavilhão projetado pelo Studio Arthur Casas que, aliás, está sendo um sucesso! Logo na entrada o visitante encontra um espaço de cultivo de plantas, flores e frutas brasileiras, além de mesas interativas com jogos e informações sobre as culturas expostas. Mas a atração central do pavilhão brasileiro é sem dúvida uma rede suspensa, por onde é possível caminhar em uma experiência interativa, lúdica e simbólica. Com uma abordagem contemporânea, a rede é a materialização sensorial de seu conceito, convidando o visitante a caminhar por entre seu trançado e chegar à parte interna do edifício, ou a observar o grande eixo expositivo por outro ângulo. É um convite para ver através, enxergar ‘com os olhos da rede’ as culturas no piso térreo e seus conteúdos museográficos.

 

Outra atração do pavilhão brasileiro é um video wall com 56 metros de extensão, que exibe imagens que acompanham o visitante ao longo do trajeto pelo espaço. Já na parede oposta, produtos da agropecuária brasileira estão dispostos em cinco bancadas digitais.

 

Expo Milão 2015

 

A Expo Milão reúne muitos outros países, quase 150, com pavilhões que revelam a singularidade de suas culturas. Tive a oportunidade de conhecer os espaços do Japão, do Reino Unido e dos Emirados Árabes, imperdíveis!

 
Endereço: Via Rovello, 2 – I-20121 – Milão, Itália

Expo Milão 2015