Irving Penn: Centennial

01/11/2023, Por

Quem passar por Nova York nos próximos meses deve fazer uma parada obrigatória na exposição do icônico fotógrafo Irving Penn. Até o dia 30 de julho, o Metropolitan Meuseum of Art celebra o centenário de seu nascimento com a mostra batizada de Centennial. A exposição reúne mais de 200 fotografias do artista, que relembram seus 70 anos de trabalho.

Com o título de maior fotógrafo do século 20, o americano Irving Penn ficou conhecido pelos trabalhos realizados no mundo da moda, da arte e da beleza. Sua sensibilidade também o tornou um dos retratistas mais concorridos de sua época, clicando personalidades como Truman Capote, Picasso, Audrey Hepburn e Yves Saint Laurent.

Nascido em Plainfield, no Estado de Nova Jerey em 1917, Penn estudou na Pennsylvania Museum School of Industrial Art, na Filadélfia. Sua carreira deslanchou em 1943, quando conseguiu a concorrida vaga de assistente de Alexander Liberman, lendário diretor de arte do grupo Condé Nast, na Vogue americana – não para ser fotógrafo, mas para idealizar as fotografias da capa da revista.

Em outubro daquele mesmo ano, desafiado por Liberman a fazer uma foto, inspirou-se na experiência da pintura e do desenho e, assim, assinou sua primeira capa para a publicação: uma composição de objetos e natureza morta. Desse dia em diante, o americano tornou-se referência mundial.

Composições sensíveis, com uma elegância simples e atemporal, que se destacavam pelos detalhes eram marcas registradas de seu trabalho. Ao longo da vida, Irving Penn assinou mais de 150 capas para a Vogue, além de campanhas para renomadas marcas de beleza, como L’Oréal e Clinique.

Em cartaz até o dia 30 de julho de 2017.

Endereço: 1000 Fifth Avenue, New York, NY 10028

Irving Penn: Centennial