Julio Le Parc: Da Forma à Ação

01/11/2023, Por

abre-julio

Aos 89 anos, o argentino Julio Le Parc ganha retrospectiva no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A mostra Da Forma à Ação reúne mais de 100 obras do artista, pioneiro da arte cinética e da opt art, desde trabalhos iniciais até os mais conhecidos.

Le Parc, logo após mudar-se para Paris, tornou-se, em 1960, membro fundador do coletivo de artistas Grupo de Pesquisa de Artes Visuais (GRAV). Ao enfatizar o poder social de objetos e situações de arte não mediados e desorientadores, o argentino buscou limpar as estruturas e sistemas que separam espectador de obra.

Sua inovação no campo da luz, movimento e percepção foi central para os movimentos da arte cinética e ótica da época, enquanto suas teorias de imediatismo e espectadorismo como veículo de mudança social e política, continuaram a integrar a vanguarda parisiense de 1960 adiante.

Esse espírito da arte como ímpeto para empoderamento social move-se pela mostra em três secções temáticas: Da superfície ao objeto, Deslocamento; Contorções; Relevos, e Jogo & Política de participação.

blog-julio

Em cartaz até o dia 25 de fevereiro de 2018.

Julio Le Parc: Da Forma à Ação

Endereço: Av.Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros – São Paulo – SP