Louis Vuitton

01/11/2023, Por

Há duas semanas foi inaugurada a Fundação Louis Vuitton, no Bois de Boulogne em Paris. Projetada pelo arquiteto desconstrutivista Frank Gehry,a fundação atrai tanto pela sua arquitetura como pelas obras que acolhe. O prédio em si já é uma obra de arte que levou 12 anos para ser construído com por enormes placas de vidro sobrepostas, invólucros metálicos e uma estrutura futurística. O projeto até parece uma espécie de grande barco com doze velas ou asas, transpostas e cruzadas, todas em vidro e metal. “O prédio não parece terminado, isso estimula as pessoas a interagir com ele”, declarou Gehry, 85 anos. “Eu olho para ele e já vejo coisas que quero mudar”, acrescentou. Com 11.700m² de área útil e 4.500m² de área construída, onze galerias, sendo que quatro são de grandes espaços e uma é a céu aberto o projeto realmente impressiona!!!

 

 

No seu interior, a Fundação acolhe as obras de arte da coleção particular de Bernard Arnault (proprietário da Louis Vuitton), mostras de renomados artistas e também concertos (o pianista Lang Lang se apresentou esta semana, e o grupo Kraftwerk está confirmado para oito noites em novembro). Entre as atrações da inauguração, que teve a presença do presidente francês, François Hollande, estão uma escultura gigante de Thomas Schütte, uma vídeo-instalação de Christian Boltanski e um caleidoscópio de Olafur Eliasson. Suzanne Pagé, ex-diretora do Museu de Arte Moderna de Paris, foi a responsável pela curadoria da abertura.

 

 

Para quem desejar se aprofundar no universo do arquiteto, o Centro Georges Pompidou exibe até janeiro de 2015, a maior retrospectiva europeia de suas criações.

Fica a dica para a próxima viagem à Paris!