Mondrian e o Movimento de Stijl

01/11/2023, Por

IMG_85561-1140x641

 

Até o final deste mês, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo exibe um acervo com cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecido como De Stijl.

Fundado em 1917, ele tinha a proposta de melhorar a sociedade após a Primeira Guerra Mundial através de uma nova estética, mais acessível, defendendo uma arte que não reproduzisse o mundo real.

 
exposição Mondrian e o Movimento de Stijl no Centro Cultural Banco do Brasil
 

O pintor holandês Piet Mondrian foi um dos entusiastas do movimento, explorando linhas retas e formas geométricas combinadas às cores azul, amarelo, vermelho, branco, preto e cinza.

Mas a exposição vai muito além da arte abstrata que tornou Mondrian um ícone, exibindo suas primeiras pinturas que retratavam paisagens da Holanda com uma paleta de cores mais densa, passando pelo rompimento com a arte figurativa e seu interesse pelo cubismo, até chegar às inconfundíveis criações com cores primárias que permanecem contemporâneas até hoje.

Se depois de ver um pouco da mostra nas imagens que reproduzimos do Blog da Oppa Design você quiser conferir tudo de perto, a exposição fica em cartaz no CCBB de São Paulo até o dia 04 de abril.

 
exposição Mondrian e o Movimento de Stijl no Centro Cultural Banco do Brasil

 

Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil | Rua Álvares Penteado, 112 – Telefone: (11) 3113-3651

Mondrian e o Movimento de Stijl

Fotos: reprodução/Oppa Design