Postcards From Nowhere

01/11/2023, Por

 

Estive em Hong Kong há algumas semanas e tive o prazer de conhecer de perto a mais nova série de Vik Muniz, nomeada como “Postcards From Nowhere”, exposta na galeria Ben Brown Fine Arts. São obras feitas com fragmentos de fotografias e cartões postais, que formam colagens gigantescas de cidades. O conceito é falar sobre tempo e espaço. Vik possui uma coleção de mais de 200 mil fotos de família, que compra em feiras, mercados de pulga e até no eBay, e mais de 100 mil cartões-postais. Com isso, resolveu fazer este trabalho de colagem, formando outras imagens. Mas o mais curioso é que Vik quase não possui fotos de quando eu era bebê e da família e esse é um dos motivos por colecionar dos outros.

 

Da série há o Coliseu, em Roma, girafas num parque da Flórida, o bondinho do Pão de Açúcar, Hong Kong, Veneza, Londres… Todas elas são completamente carregadas de referências que afirmam a ideia de Vik: “imagens construídas a partir de minúsculos fragmentos de milhares de outras imagens”.

 

 

Aliás, as imagens não mostram o verdadeiro efeito na tela do computador. Confira o resultado ao vivo, é genial! Em São Paulo você encontra na galeria Nara Roesler, que representa o artista aqui no Brasil.

 

Nara Roesler

avenida europa 655
jd europa 01449-001
são paulo sp brasil

t 55 (11) 3063 2344
[email protected]