William Eggleston Portraits

01/11/2023, Por

Pioneiro na arte da fotografia e um dos maiores artistas do século XX, William Eggleston ficou conhecido por seu estilo poético, misterioso e cheio de vida ao retratar o cotidiano e símbolos da modernização americana durante os anos 1960 e 70. Agora seus trabalhos são relembrados em uma exposição na National Portrait Gallery, em Londres, com cerca de 100 imagens que datam da década de 1960 até os dias atuais.

 
William-Eggleston national portrait gallery londres
 

Eggleston é celebrado pelo uso experimental das cores em suas fotografias e foi graças a ele (e sua histórica mostra solo de 1976 no MoMa, em Nova York) que a fotografia colorida se tornou reconhecida como expressão artística digna de exposições em galerias de arte, que até então tinham espaço apenas para imagens em preto e branco.

Gus Van Sant é um dos cineastas que usam o universo visual de William Eggleston como referência, assim como o músico David Byrne, artistas que estão entre seus admiradores e já trabalharam em parceria com o fotógrafo americano.

Uma surpresa da mostra em Londres é a exibição de fotos vintage inéditas, que, apesar de terem sido clicadas em P&B, abordam a mesma temática prosaica nos arredores de Memphis, terra natal de Eggleston, ajudando a ilustrar sua visão única do mundo.

 
William-Eggleston national portrait gallery londres
 
Endereço: St. Martin’s Pl, London WC2H 0HE, Reino Unido

William Eggleston Portraits