O Culture Chanel é um projeto itinerante que começou em 2007 e já passou por destinos como Moscou, Xangai, Seul, Paris e agora está em Veneza com mais uma de suas exposições individuais sobre a história única de Gabrielle Chanel, lançando luz sobre aspectos essenciais para a construção de sua identidade singular.
Neste capítulo, a mostra evoca o mundo criativo da estilista francesa a partir de uma perspectiva totalmente nova, explorando a relação dela com os livros e a leitura, e como os títulos de sua vasta biblioteca pessoal são importantes para entendermos uma personalidade tão complexa. Sua relação com os livros era tão intensa que inclusive inspirou o projeto de seu icônico apartamento na 31 Rue Cambon.
Da infância solitária no orfanato até o final de sua vida, os livros foram uma presença reconfortante para Coco Chanel, nutrindo sua imaginação e construindo seu vocabulário estético, que incluía o gosto pelo classicismo e pelo barroco, o amor pela Rússia e pelas medalhas de ouro de Veneza. Para quem estiver na cidade italiana, vale conferir a mostra que fica em cartaz até janeiro de 2017.
Endereço: Piazza San Marco, 52, 30124 Venezia, Itália
Culture Chanel | The woman who reads