Fondation Louis Vuitton

01/11/2023, Por
 fundação louis vuitton e restaurante le frank em paris

 

A Fondation Louis Vuitton está localizada em pleno Bois de Boulogne, um jardim histórico no lado oeste de Paris que data do século 19. Por ser uma região tradicional da capital francesa, a proposta do arquiteto canadense Frank Gehry, que assina o projeto, era construir um edifício que se integrasse ao parque, mas sem abrir mão do estilo visionário e das inovações tecnológicas, sua marca registrada.

 

Desde que surgiu a ideia de sua construção até a abertura ao público, a Fondation Louis Vuitton levou 12 anos para ganhar vida, mas imediatamente marcou um novo capítulo na cena cultural de Paris – o espaço foi criado para promover a arte contemporânea e abrigar uma coleção permanente de obras do grupo LVMH.

 

exposição contact Olafur Eliasson fundação louis vuitton paris

 

Tive a chance de conferir a exposição Contact do artista dinamarquês Olafur Eliasson, concebida especialmente para a fundação. A mostra explorava as relações entre os seres, o espaço e o universo, colocando os visitantes em meio às cenografias de jogos de luz, sombra e reflexos.

 

Do lado de fora, é impossível não notar a impressionante estrutura futurista da Fondation Louis Vuitton com suas formas livres de aço, madeira e vidro distribuídas em 11000 m2. Além de receber exposições imperdíveis e já ter sido palco de desfiles da maison francesa, o espaço também conta com um restaurante, o Le Frank, com menu inspirado na cozinha francesa. Visita obrigatória!

 

 amanda cassou na fundação louis vuitton paris

 

Endereço: 8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 – Paris, França

Acesse o site da Fondation Louis Vuitton para consultar a agenda de exposições.