Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between

01/11/2023, Por

Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between

Famosa por sua estética desconstrutivista e seus shapes rebeldes, Rei Kawakubo, fundadora da Commes des Garçons, ganha mostra em homenagem aos seus 40 anos de carreira no Metropolitan Museum of Art (MET), em Nova York. Rei é a 2ª estilista viva a ganhar exposição solo no museu nova-iorquino – o 1º foi Yves Saint Laurent em 1983.

Com cerca de 150 outfits, a mostra Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between se propõe a examinar o trabalho avant-garde e super conceitual da japonesa, hoje com 74 anos. A seleção vai do início dos anos 1980 até os dias atuais e se divide nas sessões Passado/Presente/Futuro, Modelo/Múltiplo, Ordem/Caos, Fashion/Antifashion e outros temas que já foram alvo de seu trabalho.

Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between

Formada em Artes e Literatura pela universidade de Keio, no Japão, sua relação com o mundo fashion começou com a indústria têxtil. A partir de 1967, se tornou stylist e, dois anos mais tarde, criou a Comme des Garçons. Inspirada pela música Tous les Garçons et les Filles, de Francoise Hardy, a etiqueta fez tanto sucesso na terra natal de sua designer que logo ganhou a primeira boutique própria em Tóquio – sem vitrine e sem espelho. O intuito de Rei era enfatizar a “a noção de que as pessoas deveriam comprar roupas pelo que elas te fazem sentir, não por como elas parecem”.

A estreia na Semana de Moda de Paris aconteceu em 1981 e, desde então, a estilista japonesa não para de colecionar fãs. Seu trabalho é considerado uma revolução na moda.

Em cartaz até o dia 4 de setembro de 2017.

Endereço: 1000 Fifth Avenue, New York, NY 10028

Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between