Robert Frank: Os americanos

01/11/2023, Por

A famosa série Os Americanos, de Robert Frank – um dos nomes mais importantes da história da fotografia -, desembarca pela primeira vez no Brasil, no Instituto Moreira Salles (IMS), de São Paulo. A mostra, com 83 fotografias em cópias da década de 1980, pertence à coleção da Maison Européenne de la Photographie, de Paris, e é uma das poucas séries completas da obra de Frank.

Os Americanos, Robert Frank

Os americanos é o resultado da jornada do fotógrafo pelos Estados Unidos. Ele percorreu quase todos os estados com um velho carro usado, por cerca de nove meses, e originou mais de 28 mil fotografias, que se tornaram verdadeiros retratos de uma América multifacetada. O registro dos personagens do país em recortes sociais, econômicos, culturais e políticos distintos deram origem a um livro homônimo, que será publicado pelo IMS em parceria com a célebre editora alemã Steidl.

Na série, Frank revela plena maturidade artística, desenvolvendo uma síntese de suas inquietações em relação à fotografia e aos limites dela como linguagem. Rompeu definitivamente com o predomínio da técnica sobre a intuição e a expressão pessoal e, aos poucos, se tornou um marco divisor da fotografia no século XX. Sua obra privilegia experimentação e busca. Com Os americanos, o fotógrafo inaugurou a fotografia de rua (street photography) e de estrada, livre de narrativas estruturadas. Uma poética que se tornou modelo e referência.

A exposição apresenta também o projeto Os livros e os filmes, desenvolvido por Robert Frank em parceria com o renomado editor e impressor Gerhard Steidl.

Os americanos, Robert Frank

Em cartaz até 30 de dezembro de 2017.

Robert Frank: Os americanos + Os livros e os filmes

Endereço: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo, SP