Casa AL

01/11/2023, Por

 

O pedido do cliente para Arthur Casas foi: “aproveitar ao máximo a paisagem e o mar do Rio de Janeiro”, e ele não podia ter feito um projeto melhor! Situada no bairro do Joá no Rio de Janeiro, a casa possui 485m² e se integra totalmente a paisagem. Para isso o arquiteto elevou a enrtada, a área social e a piscina para o segundo pavimento, acima dos quartos de hóspedes e da área de serviçco rodeados por um jardim.

 

 

Para valorizar a paisagem, extensos panos de vidro se recolhem entre paredes, fazendo do living e terraço um ambiente único. “Há situações em que essa vista é de tirar o fôlego, por isso, as áreas de convívio precisavam estar alinhadas para tirar partido dessa situação particular. Grandes vãos aumentam a sensação da escala da residência, mas, via de regra, nossos projetos tem a mesma dimensão de uma construção convencional”, comenta.

 

 

Do mesmo modo que receber era importante, a privacidade na área intima mostrou-se primordial. Um terceiro pavimento, de menor proporção, recebeu a suíte máster e o escritório, todos voltados para o horizonte. Quanto aos materiais, buscou-se mimetizá-los à paisagem, o que resultou no uso da pedra e da madeira. Já o projeto de interiores e a decoração valorizaram conforto e despojamento, ao mesclar mobiliário brasileiro com peças garimpadas no exterior.