Sol LeWitt | Paula Cooper Gallery NY

01/11/2023, Por

Sol LeWitt é um dos mestres do minimalismo e da arte conceitual. Ele acreditava na arte como geradora de ideias e que mesmo uma ideia poderia ser considerada arte. Nos anos 1960 ele criou esculturas (que chamava de estruturas) compostas de elementos cúbicos que, por serem simples, sugeriam ao espectador que as finalizasse mentalmente.

Sol LeWitt Paula Cooper Gallery nova york

Na década seguinte, passou a pintar murais com faixas finas de cor organizadas a partir de uma forma geométrica que, com passar do tempo, vão crescendo em dimensões, mas são efêmeros pois duram apenas o tempo da exposição. Na época, essa ideia foi considerada tão original quanto radical.

Graças à simplicidade e à aura metafísica de seus trabalhos, Lewitt redefiniu os conceitos da arte nos anos 1970, defendendo que a concepção da obra era mais importante que a obra em si. A mostra na Paula Cooper Gallery, em Nova York, inclui alguns desses trabalhos que apresentam de forma vibrante e abrangente a vida e a mente de um dos artistas mais importantes do nosso tempo.

“Simplicity is the most difficult thing to secure in this world; it is the last limit experience and the last effort of genius.”

Sol LeWitt Paula Cooper Gallery nova york

Endereço: 534 W 21st St, New York, NY 10011, Estados Unidos

Sol LeWitt | Paula Cooper Gallery